Programa de Exportação retoma capacitações on-line para empresários

22/03/2021 10h31

O Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX-ES) no Espírito Santo, iniciativa da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), em parceria com a Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Desenvolvimento Econômico (Sectides) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), retoma a partir desta terça-feira (23) as capacitações on-line, sendo a primeira com o tema “Introdução à Exportação”.

Desta vez, as oficinas terão como foco a Introdução à Exportação, Marketing Internacional, Logística Internacional e Operações Financeiras, e acontecem nos dias 23 e 30 de março e 06 e 13 de abril, respectivamente.

As capacitações, ministradas pelo extensionista Daniel Sardenberg Lins, são direcionadas às empresas inscritas no programa, no entanto, estas serão abertas às empresas que tenham interesse em conhecer o PEIEX-ES e se aprofundar nos temas que envolvem a internacionalização.  Para participar, é fundamental que as empresas realizem as inscrições pelo sistema Sympla, no link a seguir: https://bit.ly/3bVWgMi.

“Estamos chegando ao final do ciclo de atendimentos e esta será a oportunidade de qualificar as últimas empresas capixabas que estão aderindo ao PEIEX-ES e também oferecer o conteúdo para aquelas que perderam alguma das oportunidades passadas. Contamos com o interesse, empenho do empresariado e esperamos colaborar com a evolução deles rumo ao mercado internacional. Antes do fim de cada participação, as empresas ainda receberão aconselhamento individual e um Plano de Exportação especialmente elaborado para cada negócio”, destaca o técnico Daniel Sardenberg, um dos responsáveis pelas atividades no polo de atendimento do norte do Estado.

O coordenador do PEIEX-ES no Espírito Santo, Gabriel Feitosa, destaca que as capacitações têm como objetivo transmitir conhecimento técnico aos empresários e desenvolver um trabalho que possa contribuir para a disseminação da cultura exportadora na indústria do Espírito Santo.

“O programa tem como foco o mercado internacional e, mesmo neste período de desafio com o novo Coronavírus (Covid-19), fizemos questão de manter as nossas capacitações de forma virtual para que os empreendedores adquiram novos conhecimentos e estejam preparados para expandirem seus negócios. Acreditamos que será uma excelente oportunidade para que as empresas retomem seu crescimento e gerem mais empregos”, ressalta Feitosa.

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Desenvolvimento Econômico, Tyago Hoffmann, explica o programa: “todo conteúdo oferecido pelo PEIEX-ES é gratuito e o atendimento é realizado pelos técnicos extensionistas com a finalidade de preparar empresas capixabas para explorar o mercado externo. Neste ciclo, temos a missão de capacitar 200 empresas durante os 24 meses de execução, e já registramos o total de 170 empresas que aderiram ao programa”, pontua o secretário.

Sobre o PEIEX

O PEIEX é oferecido pela Apex-Brasil para as empresas brasileiras iniciarem o processo de exportação de forma planejada e segura. As empresas que nunca exportaram têm várias dúvidas em relação à comercialização internacional e o PEIEX ajuda a eliminar as principais incertezas. O Programa é implementado em todas regiões do país, por meio de parcerias da Apex-Brasil com instituições locais de ensino e pesquisa, como Universidades, Parques Tecnológicos ou Fundações de Amparo à Pesquisa, além de Federações de Indústria.

Sobre a Apex-Brasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência apoia mais de 15.000 empresas em 57 setores da economia brasileira, que por sua vez exportam para mais de 200 mercados. A Apex-Brasil também atua de forma coordenada com atores públicos e privados na atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil, com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do País.

 

Serviço:

PEIEX-ES - Capacitações on-line para empresários com os seguintes temas:

Introdução à Exportação – 23/03 (terça-feira).

Marketing Internacional – 30/03 (terça-feira).

Logística Internacional – 06/04 (terça-feira).

Operações Financeiras – 13/04 (terça-feira).

Inscrições: https://bit.ly/3bVWgMi

 

Núcleo Operacional do PEIEX-ES
(27) 3636-9717
peiex@peiex.es.gov.br

Informação à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sectides
Ana Luiza Freitas / Carolina Moreira / Gabriela Galvão / Larissa Linhalis
(27) 3636-9707 / 6753 / 1822 / 99949-8105 / 99942-9537 / 98102-0236
comunicacao@sectides.es.gov.br / gomes.carolina@sectides.es.gov.br / gabriela.galvao@sectides.es.gov.br / larissa.linhalis@sectides.es.gov.br