PEIEX oferece qualificação para empresas que desejam iniciar exportações no ES

29/10/2019 16h59

O Núcleo Operacional do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) no Espírito Santo, iniciativa da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento (Sedes) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), realizou, no dia 25 de outubro, a oficina “Introdução à Exportação”. O treinamento é oferecido pelo PEIEX-ES às empresas inscritas no programa, visando a prepará-las para atuar no mercado internacional. Representantes de 40 empresas puderam participar desta primeira capacitação.

A oficina foi ministrada pela técnica extensionista do PEIEX-ES, Nathalia Mamede, no auditório multimídia da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), em Vitória. Este foi o primeiro módulo de quatro capacitações que serão desenvolvidas ao longo dos dois anos do programa.

Nathalia destacou a importância da capacitação para a competitividade das empresas. “Estamos qualificando empresas de pequeno e médio porte que ainda não possuem conhecimento no comércio exterior, mas que almejam colocar seus produtos fora do país. O PEIEX é um programa gratuito, que traz esse conteúdo valioso para as empresas, que estarão preparadas para conquistar um mercado com nível de exigência bastante elevado. A experiência também permitirá que os produtos se tornem mais competitivos também no mercado interno”, afirmou.

Durante a capacitação, os empresários receberam informações sobre os aspectos que envolvem o comércio exterior, além das normas e conceitos básicos para iniciar a exportação. “Foram identificadas empresas com potencial para a exportação e uma das primeiras etapas do PEIEX-ES é oferecer esta capacitação, até para que essas empresas conheçam a relação com o mercado internacional”, explicou o subsecretário de Atração de Investimentos e Negócios Internacionais da Sedes, Gabriel Feitosa, que também coordena o PEIEX-ES.

Essa mesma capacitação será realizada, no próximo ano, nas cidades de Cachoeiro de Itapemirim e Linhares, onde o programa também vem atuando. “As capacitações coletivas oferecidas pelo PEIEX complementam a qualificação realizada com as empresas de forma planejada”, destacou a Gerente de Qualificação e Competitividade da Apex-Brasil, Ana Cláudia Barbosa.

O PEIEX-ES é desenvolvido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento (Sedes) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), com a finalidade de qualificar as empresas para o mercado internacional. A meta é atender a 200 empresas nos próximos 24 meses. Ao final da qualificação, cada uma delas receberá um Plano de Negócios Internacional.

Sobre o PEIEX

O Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) é oferecido pela Apex-Brasil para as empresas brasileiras iniciarem o processo de exportação de forma planejada e segura. As empresas que nunca exportaram têm várias dúvidas em relação à comercialização internacional e o PEIEX-ES ajuda a eliminar as principais incertezas. O Programa é implementado em todas regiões do país, por meio de parcerias da Apex-Brasil com instituições locais PEIEX de ensino e pesquisa, como Universidades, Parques Tecnológicos ou Fundações de Amparo à Pesquisa, além de Federações de Indústria.

Sobre a Apex-Brasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência apoia 15.000 empresas em 80 setores da economia brasileira.

Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação da Sedes/Aderes/Ipem
Andreia Foeger
(27) 3636.9707 - 99942-9537
andreia.foeger@sedes.es.gov.br
Cintia Dias (27) 3636.9708 - 99234-1291
cintia.dias@sedes.es.gov.br