PEIEX-ES realiza primeira reunião do Comitê Consultivo

17/12/2019 09h03

Foi realizada, na manhã da quinta-feira (12), a primeira reunião do Comitê Consultivo com as instituições parceiras do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), núcleo Espírito Santo. O encontro aconteceu na sede da Secretaria de Desenvolvimento (Sedes), em Vitória.

O programa realizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), em parceria com a Sedes e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes).

O objetivo da reunião foi fortalecer a relação da Apex-Brasil e do PEIEX-ES com as instituições parceiras que apoiam o Programa. Além disso, foram apresentados os resultados conquistados pelo PEIEX-ES no período de julho a dezembro e propostas ações para serem realizadas no próximo ano.

De acordo com a gestora da Apex-Brasil do núcleo PEIEX-ES, Anna Emília Arend dos Santos, a reunião inicial com os parceiros locais foi de extrema importância para auxiliar no andamento do PEIEX-ES. Ela acredita que a partir desse encontro, aconteçam ações de cooperação entre os parceiros para o fortalecimento da cultura exportadora capixaba.

“Detectamos que os nossos parceiros estão engajados e entendem a importância da exportação para o Estado do Espírito Santo. Além disso, as instituições parceiras podem contribuir para o andamento do PEIEX-ES, inclusive, ajudando a indicar empresas capixabas para serem atendidas pelo Programa ao longo do ano que vem”, afirmou.

O subsecretário de Atração de Investimentos e Negócios Internacionais e coordenador do PEIEX-ES, Gabriel Feitosa, considerou exitosa a primeira reunião de integração com as instituições parceiras. Para ele, esse tipo de iniciativa estratégica contribui para fortalecer as ações que o PEIEX-ES já desempenha junto às empresas que desejam iniciar as atividades no mercado externo. “A Apex tem sido uma parceira e essa aproximação com o PEIEX-ES facilita que o cronograma de ações seja realizado e concluído com êxito”, declarou.

Já o monitor Francisco Ramaldes apresentou os números do PEIEX-ES para os representantes e destacou que a equipe já prospectou 116 empresas para este novo ciclo do Programa. Desse total, 69 já assinaram o termo de adesão. Ele acrescenta que as entidades que compõem o Comitê Consultivo oferecem serviços complementares que podem beneficiar as empresas que aderem ao PEIEX-ES.

“A equipe técnica identifica nas empresas participantes melhorias que precisam ser feitas para que as atividades no mercado de exportações sejam iniciadas. Às vezes, a empresa necessita de uma gestão financeira, de um planejamento estratégico, ou até, de uma melhoria na linha de produção e as instituições podem oferecer esse suporte adicional”, sustentou.

São instituições parceiras do PEIEX-ES: Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Agricultura e Pesca (Seag); Universidade Vila Velha (UVV); Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes); Serviço Social da Indústria (Sesi); Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai); Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes); Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes); Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) e Banco do Brasil (BB).

Estiveram presentes no Primeiro Comitê Consultivo do PEIEX-ES: Gabriel Feitosa, subsecretário de Atração de Investimentos e Negócios Internacionais e coordenador do PEIEX e Christiane Vargas, gerente de Novos Negócios, ambos representando a Sedes; o monitor do PEIEX-ES Francisco Ramaldes; Anna Emília Arend dos Santos, representando a Apex-Brasil e os representantes das instituições parceiras; José Antonio Buffon (UVV); Jonas Lisboa (Seag); Alberto Gavini (Aderes); Juliana Gavini Uliana (Sesi-Senai); Luiz Fernando Leitão (Bandes); Luiz Toniato (Sebrae) e Renato Fasolo (Findes).   

A expectativa é de que reuniões de integração entre a Apex-Brasil, o PEIEX e as instituições parceiras sejam realizadas semestralmente.

Sobre o Peiex

O Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) é oferecido pela Apex-Brasil para as empresas brasileiras iniciarem o processo de exportação de forma planejada e segura. As empresas que nunca exportaram têm várias dúvidas em relação à comercialização internacional e o Peiex ajuda a eliminar as principais incertezas.

O Programa é implementado em todas regiões do País, por meio de parcerias da Apex-Brasil com instituições locais de ensino e pesquisa, como Universidades, Parques Tecnológicos ou Fundações de Amparo à Pesquisa, além de Federações de Indústria.

 

Sobre a Apex-Brasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência apoia cerca de 15.000 empresas em 80 setores da economia brasileira.

 

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedes/Aderes/Ipem

Andreia Foeger / Roberto Riccio

(27) 3636-9707 - 99942-9537 / 3636-9708

andreia.foeger@sedes.es.gov.br / roberto.riccio@sedes.es.gov.br