Moda praia capixaba ganha espaço em feira internacional de Portugal

27/10/2020 14h39

As empresas capixabas de moda praia Borana, Mr. Captain e Verônica Santolini, participantes do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX-ES), iniciativa da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento (Sedes) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), vão ter a oportunidade de ampliar contatos em uma feira de negócios em Portugal, prevista para acontecer entre os dias 23 e 30 de novembro, totalmente on-line devido à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19).

A feira internacional, intitulada Missão Portugal, é uma das etapas do Programa de Aceleração de Exportações, iniciativa da gerência de Competitividade da Apex-Brasil, que tem por objetivo promover o acesso mais rápido das empresas ao mercado internacional, por meio da participação em ações de promoção comercial customizadas. Durante o evento, as empresas participam de rodadas de negócios com os compradores locais e de visitas técnicas virtuais com players do setor produtivo português para a troca de experiências.

A empresa Mr. Captain já recebeu o seu Plano de Exportação e agora se prepara para participar da feira internacional. A marca do segmento de moda masculina casual e praia, localizada em Vitória, que já realizou algumas vendas para a Austrália e com o auxílio do PEIEX-ES, pretende exportar para o Uruguai e para a Alemanha. A sócia da empresa, Laís Kamaz Vinhosa Jardins, acredita que participar da Missão Portugal será uma oportunidade para aprender ainda mais sobre os processos de exportação. 

“Estamos muito felizes e animados por ter essa chance de ter contato com o mercado exterior. Faremos pesquisas de preços, mercado e contatos com as pessoas de fora. Investimos muito em redes sociais, como o Instagram, e passamos a usar o inglês para poder alcançar outras pessoas além dos brasileiros. Nos preparamos para que a empresa seja bem vista no exterior. Queremos acelerar o ritmo e aproveitar essa oportunidade para dar mais gás ao nosso cronograma”, afirmou Laís Jardim.

Outra marca que também já recebeu o Plano de Exportação é a empresa Verônica Santolini, localizada em Jerônimo Monteiro. Com quatro lojas, entre atacado e varejo, e capacidade de produção de até 10 mil peças por mês, a empresa comercializa seus produtos em todo o Estado, além da região norte do Rio de Janeiro, sul da Bahia e Minas Gerais. Agora, a marca já se prepara para exportar sua produção.

O gerente administrativo e financeiro da empresa, Roger Borges dos Santos, explica que participar da Missão Portugal representa a possibilidade de comercializar seus produtos no mercado externo. “O nosso Plano de Exportação prevê Portugal, com os melhores resultados de exportação para a nossa marca, e como a missão é no País, estamos muito animados com a oportunidade de participar do evento. Como é a nossa primeira vez em contato com o mercado externo, estamos confiantes para conseguir fechar contatos e possíveis vendas”, destacou Borges dos Santos.

Fundada pela família Aguiar há 10 anos, a Borana participou do ciclo 2016/2018 do PEIEX-ES. Desde então, exporta para Portugal, Japão, Moçambique, Grécia, Itália, Espanha, Estados Unidos, Líbano e França, entre outros países, e adquiriu conhecimentos ao atuar em feiras internacionais como a ColombiaModa, em Medellín, e a Cabanas e Swimming, em Miami, nos Estados Unidos.

Para Jorge Aguiar, gerente de assuntos estratégicos e produção da marca, os anos de dedicação alcançaram resultados notáveis no mercado externo. “Participar do programa foi bastante enriquecedor, pois abriu mercado para a nossa marca e nos proporcionou conhecimento técnico em relação aos procedimentos de exportação. Conquistar o mercado internacional leva tempo e dedicação, mas depois das capacitações e treinamentos do PEIEX-ES, alcançamos bons resultados. Hoje, a Borana exporta para vários países e pode participar de feiras de negócios. Com isso, a nossa expectativa para a Missão Portugal é a melhor possível. Estamos felizes e realizados por essa oportunidade”, disse Aguiar.

De acordo com o monitor do PEIEX-ES Francisco Ramaldes, as empresas selecionadas já tiveram a oportunidade de participar, em setembro, de uma mentoria individual com consultoria local especializada. Teve início na última quarta-feira (21) e terminou nesta terça-feira (27), acontece uma semana de qualificação, com seminários preparatórios integralmente on-line e com conteúdos exclusivos para as empresas.

O subsecretário de Estado de Atração de Investimentos e Negócios Internacionais da Sedes, e coordenador do PEIEX-ES, Gabriel Feitosa, celebra a parceria de trabalho com a Apex-Brasil. “Esse contato constante do programa com a Agência é de extrema relevância para as empresas capixabas, já que a Apex-Brasil promove diversas ações, inclusive missões comerciais e rodadas de negócios com compradores estrangeiros para apoiar os empresários que têm o interesse em iniciar o processo de exportação”, contou Feitosa.

Para o secretário de Estado de Desenvolvimento, Marcos Kneip, a participação das empresas em feiras, que têm foco no comércio exterior, contribui para fortalecer as atividades que o PEIEX-ES já desempenha junto aos empresários. “A aproximação das empresas inscritas no programa, com novos clientes e fornecedores de outros países, favorece o desenvolvimento da cultura exportadora no Espírito Santo. Além disso, coloca em evidência, nos âmbitos nacional e internacional, os produtos e serviços produzidos no nosso Estado”. 

Sobre o PEIEX-ES

O programa oferece às empresas, de forma gratuita, orientação técnica sobre as melhorias que a organização deve implementar para comercializar produtos e serviços no mercado internacional. 

Sobre a Apex-Brasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência apoia, atualmente, cerca de 15 mil empresas em 80 setores da economia.

Texto: Carolina Moreira 

Serviço:

Núcleo Operacional do PEIEX-ES
(27) 3636.9717
peiex@peiex.es.gov.br

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedes/Ipem
Andreia Foeger / Gabriela Galvão
(27) 3636-9707 / 99942-9537 / 3636-9708
comunicacao@sedes.es.gov.br / gabriela.galvao@sedes.es.gov.br