Fapes seleciona profissionais e graduandos para programa que qualifica empresas para exportação

13/03/2020 13h54 - Atualizado em 13/03/2020 13h59

Profissionais e alunos de graduação da área de comércio exterior podem se inscrever no processo seletivo de contratação de bolsistas para realizar atendimento a duzentas empresas do Espírito Santo por meio de assistência e consultoria. A ação faz parte do Programa de Qualificação para Exportação (Peiex-ES), que teve edital lançado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação (Fapes), nessa quinta-feira (12), e também prevê a formação de cadastro de reserva.

Até 17 de abril, os interessados devem se inscrever por meio da Plataforma SigFapes, de acordo com as instruções do edital. A Fapes vai selecionar cinco bolsistas, sendo dois profissionais graduados na área e três graduandos para a função de apoio técnico. As oportunidades são para os núcleos do Peiex-ES em Vitória, Cachoeiro de Itapemirim e Linhares.

Oportunidades

Para o cargo de técnico, é necessário o candidato ter curso de graduação completo em Comércio Exterior, Administração ou Relações Internacionais; ou, no caso graduados em outros cursos, ter pós-graduação, lato sensu ou stricto sensu, na área. Há outros requisitos, como a exigência de comprovar experiência mínima de seis meses e a necessidade de alguns conhecimentos específicos, conforme disposto no edital (item 7).

Há duas vagas para técnicos, que atuarão em Vitória e Linhares, com remuneração de R$ 4,8 mil para 40 horas semanais. Além disso, haverá a formação de cadastro de reserva com cinco profissionais para cada núcleo, somando 15 no total.

Já para atuar como apoio técnico, o candidato deve estar cursando graduação preferencialmente, mas não exclusivamente, em Comércio Exterior, Administração ou Relações Internacionais. São três vagas distribuídas pelos três núcleos do Peiex-ES (Vitória, Cachoeiro de Itapemirim e Linhares), com remuneração de R$ 750 para 20 horas semanais. Também será formado cadastro de reserva com cinco selecionados para cada núcleo, sendo 15 no total.

Qualificação para Exportação

O Peiex-ES é desenvolvido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (Apex), em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento (Sedes). A gestão, a contratação e o acompanhamento dos bolsistas são de responsabilidade da Fapes.

Serviço:

Seleção de profissionais bolsistas do Peiex-ES

Inscrições até 17 de abril

Edital: https://fapes.es.gov.br/GrupodeArquivos/edital-fapes-no-02-2020-selecao-de-bolsistas-e-formacao-de-cadastro-de-reserva-para-o-programa-peiex

SigFapes: www.sigfapes.es.gov.br

Informações à imprensa: