Equipe do PEIEX se reúne para definição de novas metas de qualificação de empresas

31/01/2020 15h30

Técnicos extensionistas do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) do Espírito Santo se reuniram, no último dia 17, para discutir o planejamento estratégico para 2020. Na ocasião, foi definida a agenda com as tarefas que serão realizadas ao longo deste ano, com foco na prospecção de novas empresas para atuarem no mercado internacional e na preparação de planejamentos de exportação. O encontro foi realizado no espaço do Programa Findeslab de Empreendedorismo Industrial, localizado na sede da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes).

O PEIEX-ES é desenvolvido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), em parceria regional com a Secretaria de Desenvolvimento (Sedes) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), com a finalidade de qualificar as empresas para o mercado internacional.

O coordenador do PEIEX-ES e subsecretário de Atração de Investimentos e Negócios Internacionais da Sedes, Gabriel Feitosa, aproveitou a oportunidade para debater com a equipe técnica os assuntos que fazem parte da pauta de exportação, como relações internacionais e a importância do fomento da inovação para o programa. “Foi um momento de olhar para os resultados de 2019, e de definir junto com a equipe todas as ações que devem ser executadas e, principalmente, planejar as principais entregas de 2020”, afirma.

O monitor do PEIEX-ES, Francisco Ramaldes, destacou a importância do trabalho em equipe para o desenvolvimento da cultura exportadora no Estado. “É importante ressaltar que a equipe do Núcleo Operacional fez uma avaliação do semestre justamente para aperfeiçoar o trabalho que já vem sendo feito e para otimizar o atendimento às empresas interessas em exportar”, declara.

Durante o encontro, a equipe do Núcleo Operacional do PEIEX-ES teve a oportunidade de conhecer as instalações do hub de inovação Findeslab, e as suas atividades voltadas à inovação. Além disso, representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) discutiram sobre propostas para uma indústria mais avançada no Brasil, o que pode contribuir para as atividades do PEIEX e para o aprimoramento de processos e produtos para maior competitividade nas exportações.

Sobre o PEIEX

O Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) é oferecido pela Apex-Brasil para as empresas brasileiras iniciarem o processo de exportação de forma planejada e segura.

As empresas que nunca exportaram têm várias dúvidas em relação à comercialização internacional e o PEIEX ajuda a eliminar as principais incertezas. O Programa é implementado em todas as regiões do país, por meio de parcerias da Apex-Brasil com instituições locais de ensino e pesquisa, como Universidades, Parques Tecnológicos ou Fundações de Amparo à Pesquisa, além de Federações de Indústria.

Serviço:
Núcleo Operacional do PEIEX-ES