Equipe do PEIEX-ES participa da primeira reunião de integração

02/07/2019 18h12 - Atualizado em 02/07/2019 18h13

Foi realizada, nessa segunda-feira (01), a primeira reunião de integração dos extensionistas que participarão do segundo ciclo do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX). O encontro foi realizado na sede da Secretaria de Estado de Desenvolvimento (Sedes), em Vitória.

O PEIEX-ES é desenvolvido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), em parceria com a Sedes e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), com a finalidade de qualificar as empresas para o mercado internacional. Sua meta é atender a 200 empresas nos próximos 24 meses que, ao final da qualificação, recebem como entrega final um Plano de Negócios Internacional. As empresas interessadas em se beneficiar podem procurar tanto a Sedes quanto a Fapes para fazer sua inscrição.

O subsecretário de Estado de Atração de Investimentos e Negócios Internacionais, Christiano Woelffel Furtado, é o responsável pela coordenação do programa. Ele comentou o encontro dessa segunda. “A equipe que participou deste encontro já passou por um treinamento, e esta reunião é importante para a troca de ideias. Temos pessoas no grupo que já participaram de outros ciclos do PEIEX)-ES, e essa é uma oportunidade para trocarmos experiências”, explica.

Priscila Sastre, que participou do primeiro ciclo do programa (2016-2018), foi novamente selecionada para integrar a equipe de técnicos extensionistas. No encontro, ela destacou sua experiência pessoal e a importância dos trabalhos desenvolvidos no PEIEX-ES para seu crescimento profissional.

“É um programa que tem vários desafios, que contribuem muito para o nosso desenvolvimento. Ao longo de toda a execução, precisamos estimular o interesse das empresas. É a nossa oportunidade de mantermos contato mais direto com o ambiente corporativo, além da melhoria do relacionamento interpessoal. Tenho certeza que este novo ciclo vai trazer importantes resultados para nós e para as empresas participantes”, destaca.

Além de Priscila, a equipe de técnicos extensionistas conta com outros sete profissionais: Marco André Zan Filho; Marcio Pontes de Aquino; Nathalia Mamede; Mariana Monteiro; Daniela Sardenberg Lins; Isabela Spadetti e Mirella Favero. Mario Colodetii Paiva e Henrique Rocha Bahiense da Silva ocupam os cargos de extensionistas júnior. A monitoria será realizada por Francisco Ramaldes.

O PEIEX-ES 2019/2021 contará com oito técnicos extensionistas, sendo quatro localizados no Núcleo Operacional instalado na Capital, responsáveis por atender a Grande Vitória e os municípios vizinhos. Uma equipe de dois técnicos atuará na região sul, atendendo, Cachoeiro de Itapemirim e as demais cidades num raio de 120km; enquanto uma dupla, no norte do Estado, fará o mesmo atendimento a partir do polo de Linhares.

O programa conta ainda com quatro extensionistas juniores e um monitor responsável pela condução dos trabalhos de toda a equipe. A capacitação do grupo foi realizada por Rafael Freitas e Nelma Vieira, da Apex- Brasil.

Sobre o programa

A primeira experiência do Peiex-ES foi instituída por convênio assinado pela Apex-Brasil e Fapes. No período entre junho de 2016 e maio de 2018, o programa atingiu a meta de atender 146 empresas de 20 municípios, em pelo menos 15 setores. A maior participação aconteceu na Grande Vitória, com 103 empreendimentos, e envolveu principalmente os setores de vestuário, rochas ornamentais, alimentos e tecnologia da informação.

Informações à imprensa
Assessoria de Comunicação da Sedes/Aderes/Ipem
Andreia Foeger
(27) 3636.9707 - 99942-9537
andreia.foeger@sedes.es.gov.br
Cintia Dias
(27) 3636.9708 - 99234-1291
cintia.dias@sedes.es.gov.br