Empresas do PEIEX-ES recebem capacitação em marketing internacional

12/11/2019 13h59 - Atualizado em 12/11/2019 14h02

O Núcleo Operacional do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) no Espírito Santo, iniciativa da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento (Sedes) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), realizou, na última sexta-feira (08), a oficina “Marketing Internacional”.

O treinamento é oferecido pelo PEIEX-ES às empresas inscritas no programa, com o objetivo de prepará-las para atuar no mercado internacional. A capacitação foi ministrada pela técnica extensionista do PEIEX-ES, Priscila Sastre.

Doutora em Administração, a extensionista explicou que a oficina é importante para as empresas que desejam iniciar suas exportações. “O ingresso no mercado externo deve ser planejado a fim de minimizar riscos para a empresa. Com a capacitação, os empresários tiveram a oportunidade de aprender as etapas do processo de planejamento de marketing internacional e, desse modo, poderão se preparar de forma adequada”, afirmou Priscila Sastre.

Já o subsecretário de Atração de Investimentos e Negócios Internacionais e coordenador do PEIEX-ES, Gabriel Feitosa, ressaltou que a capacitação é mais uma estratégia para potencializar as oportunidades das empresas locais no mercado externo. “É fundamental que as empresas que desejam iniciar suas exportações tenham conhecimento do marketing internacional. Ao expandirem seus negócios, esses empresários vão lidar com clientes de culturas e hábitos diferentes, por exemplo, e o marketing internacional facilita a interlocução com o mercado, auxiliando na administração das atividades e o gerenciamento do fluxo de serviços”, reforçou.

Esse foi o segundo módulo de três capacitações que serão desenvolvidas ao longo dos dois anos do programa. Essa mesma capacitação será realizada, no próximo ano, nas cidades de Cachoeiro de Itapemirim e Linhares, onde o programa também vem atuando.

Sobre o PEIEX

O Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) é oferecido pela Apex-Brasil para as empresas brasileiras iniciarem o processo de exportação de forma planejada e segura. As empresas que nunca exportaram têm várias dúvidas em relação à comercialização internacional e o PEIEX-ES ajuda a eliminar as principais incertezas. O Programa é implementado em todas regiões do País, por meio de parcerias da Apex-Brasil com instituições locais PEIEX de ensino e pesquisa, como universidades, parques tecnológicos ou fundações de amparo à pesquisa, além de federações de indústria.

Sobre a Apex-Brasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência apoia 15.000 empresas em 80 setores da economia brasileira.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedes/Aderes/Ipem
Andreia Foeger
(27) 3636.9707 - 99942-9537
andreia.foeger@sedes.es.gov.br
Cintia Dias (27) 3636.9708 - 99234-1291
cintia.dias@sedes.es.gov.br