PEIEX

O Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX-ES) é desenvolvido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Espírito Santo (Sedes) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes). Bandes, Findes, Sebrae, Correios e Sindiex também são parceiros do projeto, apoiando as ações do PEIEX-ES junto às empresas atendidas.

 O PEIEX-ES oferece às empresas um diagnóstico GRATUITO, apresentando as melhorias que a organização deve implementar para comercializar produtos e serviços no mercado internacional. Mais informações são apresentadas no vídeo abaixo:

Principais objetivos

  • ​Incrementar a competitividade das empresas;
  • Disseminar a cultura exportadora;
  • Ampliar o acesso a produtos e serviços de apoio disponíveis nas instituições de governo e do setor privado;
  • Propor melhorias técnico-gerenciais e tecnológicas;
  • Contribuir para a elevação dos níveis de emprego e renda;
  • Promover a capacitação para a inovação;
  • Promover a inovação e cooperação entre as empresas (APLs) e instituições de apoio.

​​

Metodologia

O atendimento do PEIEX-ES é realizado pelos técnicos do programa, que visitam as empresas / empresários interessados em exportar seus produtos e serviços. A metodologia segue as seguintes etapas:

O atendimento é realizado INDIVIDUALMENTE e tem duração média de três meses. As empresas que apresentam bom desempenho podem ser re-atendidas.

 

​Participação

Podem participar do programa empresas de qualquer porte, instaladas no Espírito Santo (exceto Micro Empreendedor Individual – MEI), que tenham produtos ou serviços exportáveis e com valor agregado, capacidade para atender o mercado externo e que se comprometam a atender as etapas do projeto.

O projeto teve início em junho de 2016 e visa atender, em dois anos, pelo menos 146 empresas do Estado.