PEIEX

O Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX-ES) é desenvolvido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), em parceria com a Secretaria de Inovação e Desenvolvimento do Espírito Santo (Sectides) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes). 

 O PEIEX-ES oferece um atendimento por meio dos técnicos extensionistas que junto com a empresa irá construir um plano de exportação com base no produto/serviço do empreendimento. Este serviço ocorre em etapas onde são desenvolvidos: um Perfil da Empresa, um Diagnóstico de Gestão, um Plano de Trabalho, Acompanhamento da Implementação do Plano de Trabalho, a Avaliação e conclusão dos Trabalhos. Todos estes serviços não geram custos para a empresa.

Principais objetivos

  • ​Incrementar a competitividade das empresas;
  • Disseminar a cultura exportadora;
  • Ampliar o acesso a produtos e serviços de apoio disponíveis nas instituições de governo e do setor privado;
  • Contribuir para a elevação dos níveis de emprego e renda;
  • Promover a capacitação para a inovação;
  • Ampliar o número de empresas exportadoras

​​

Metodologia

O atendimento do PEIEX-ES é realizado pelos técnicos do programa, que visitam as empresas / empresários interessados em exportar seus produtos e serviços. A metodologia segue as seguintes etapas:


O atendimento é realizado INDIVIDUALMENTE e tem duração média de seis meses. As empresas precisam, obrigatoriamente, comprovar interesse e comprometimento com a exportação.

 

​Participação

Podem participar do programa empresas de qualquer porte, instaladas no Espírito Santo (exceto Micro Empreendedor Individual – MEI), que tenham produtos ou serviços exportáveis e com valor agregado, capacidade para atender o mercado externo e que se comprometam a atender as etapas do projeto.

O projeto teve inicio em julho de 2019 e visa atender, em dois anos, 200 empresas do Estado.