Oficinas

Durante a fase de implantação de melhorias, o Núcleo Operacional do PEIEX-ES, com o apoio da Apex-Brasil, oferece Oficinas, com o objetivo de munir o empresário de informações e ferramenta que possibilitem a melhoria na gestão do empreendimento e a inserção do negócio no mercado externo.

Estruturando a área de Comércio Exterior

Aqui são apresentadas práticas e o conhecimento técnico para que os participantes desenvolvam as competências operacionais e gerenciais necessárias para a formação e a estruturação de áreas funcionais voltadas à exportação. O conteúdo foi planejado para que os profissionais e as empresas capacitadas tenham a visão dos principais processos de comércio exterior: rotinas desde a busca de mercados até o desembaraço no país de destino; processos esporádicos ligados a novas oportunidades e eventos internacionais; sugestões de organização de equipe, funções e parceiros para COMEX.

 

Exportação de Serviços

Aqui são apresentados conhecimentos de caráter operacional e estratégico, além de casos práticos, para que os participantes desenvolvam as competências necessárias para exportar serviços. O conteúdo foi planejado para que os profissionais e as empresas capacitadas tenham a visão dos principais processos de comércio exterior, com a peculiaridade de focar na comercialização de bens intangíveis no mercado internacional.

 

Inovação e Desenvolvimento de Produtos para Comércio Exterior

Aqui são apresentadas práticas e o conhecimento técnico para que os participantes desenvolvam estratégias e competências para o aprimoramento de seus produtos e empresas, tornando-os mais competitivos para o comércio exterior. O conteúdo foi planejado para que os profissionais e as empresas capacitadas tenham a visão dos principais conceitos e processos de inovação e desenvolvimento de produtos, para atuação em mercados internacionais: geração de ideias, cópia melhorada, desenvolvimento de novos produtos, sustentabilidade e design como diferenciais, dentre outros.

 

Marketing e Vendas Internacionais

O tema aborda questões voltadas ao marketing aplicado ao ambiente internacional, como também vendas em mercados externos. O conteúdo engloba análise de mercados, inteligência comercial, análise de competidores locais, estimativas de mercado, estratégias de canais, estratégias de promoção comercial e gestão de portifólio de produtos, além de apresentar ferramentas relevantes para a internacionalização de empresas.

Operações e Logística Internacionais

O tema aborda questões voltadas às operações internas, para empresas que se voltam à atividade de exportação, bem como toda a cadeia logística (englobando transportes nacionais e internacionais) em um processo de exportação. O conteúdo engloba a logística interna da empresa, sua capacidade produtiva e adaptações na produção, planejamento, programação e controle da produção para exportação, como também tipos e seleção de modais internacionais, seguro internacional, armazenagem e centros de distribuição, entre outros.

 

Planejamento Financeiro Internacional

O tema aborda questões voltadas ao planejamento financeiro da empresa exportadora ou iniciante na internacionalização. O conteúdo engloba a área de contabilidade de custos empresarial, a desoneração tributária voltada à exportação, a elaboração de um demonstrativo do resultado do exercício para uma internacionalização, maneiras de realizar a precificação do produto ou serviço, a elaboração de fluxo de caixa para negócios internacionais, conceitos e ferramentas financeiras aplicadas a casos de internacionalização, dentre outros.

 

Plano de Negócios Internacional

O tema central refere-se a construir um planejamento estratégico para entrada em um novo mercado ou para desenvolver um negócio internacional relativamente estabelecido. A capacitação fornece técnicas de como estruturar o conhecimento e as ideias existentes, e colabora para a reflexão de lacunas no modelo de negócio ainda não resolvido. Além de a metodologia contribuir para o aprendizado durante o processo de elaboração do documento, o plano de negócios é uma ferramenta poderosa para argumentação e convencimento dos colaboradores internos da empresa e de eventuais parceiros externos.