PEIEX-ES realiza reuniões de articulação no norte do Estado

31/10/2019 17h30

Técnicos extensionistas do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), realizado no Espirito Santo pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento (Sedes) e o Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), que atendem à região norte do Espírito Santo, aproveitaram o mês de outubro para realização de reuniões de aproximação institucional com entidades do município de Linhares.

O objetivo dos encontros foi promover maior divulgação das atividades desempenhadas pela equipe do PEIEX no Estado, além da possibilidade de parcerias para a prospecção de novas empresas. Segundo a gerente de Qualificação e Competitividade da Apex-Brasil, Ana Cláudia Barbosa, um dos desafios permanentes da Agência é inserir novas empresas no esforço exportador brasileiro. “As empresas não exportadoras que procuram a Apex-Brasil são orientadas a buscar o PEIEX, primeiro passo das empresas na trilha de exportação da Agência”, reforça.

Acompanhados pelo monitor do PEIEX-ES, Francisco Ramaldes, os técnicos extensionistas se reuniram com o representante do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Jarbas Bolsoni, e o secretário de Desenvolvimento Econômico e Urbano de Linhares, Luiz Fernando Lorenzoni.

Para o técnico extensionista, Daniel Sardenberg, o apoio demonstrado pelas entidades locais será de extrema importância para o atingimento dos objetivos do PEIEX-ES. “No almoço com o secretário de Desenvolvimento da cidade foi possível discutir estratégias para ampliar o lastro do programa no município. Também avaliamos com muito positiva a interlocução com o Sebrae, em que pudemos apresentar o programa para empresários que participavam de cursos na instituição, além de planejarmos outras iniciativas com o mesmo sentido”, diz.

O subsecretário de Atração de Investimentos e Negócios Internacionais, Gabriel Feitosa, falou sobre a importância deste tipo de iniciativa para a entrada das empresas locais no mercado internacional. “A região norte do Estado tem muitas empresas com potencial para exportação, e temos certeza que vamos colher bons frutos a partir dessas agendas. O PEIEX-ES apresenta excelentes oportunidades para empresas que desejam explorar novos mercados, se tornarem mais competitivas, além de diversificar suas fontes de faturamento”, comenta.

Já o monitor Francisco Ramaldes esclarece que não existem restrições quanto aos setores de atuação das empresas para participação no PEIEX-ES. “Atualmente o polo de atendimento do PEIEX-ES, voltado para a região norte, já atende empresas dos setores moveleiro, vestuário, alimentício e construção civil. Mas qualquer empresa, independentemente do ramo de atuação, pode se cadastrar para participar do programa. Os extensionistas estão à disposição para atendê-los”, reforça.

O PEIEX-ES é desenvolvido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento (Sedes) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), com a finalidade de qualificar as empresas para o mercado internacional. A meta é atender a 200 empresas nos próximos 24 meses. Ao final da qualificação, cada uma delas receberá um Plano de Negócios Internacional.

Sobre o PEIEX
O Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) é oferecido pela Apex-Brasil para as empresas brasileiras iniciarem o processo de exportação de forma planejada e segura. As empresas que nunca exportaram têm várias dúvidas em relação à comercialização internacional e o PEIEX-ES ajuda a eliminar as principais incertezas. O Programa é implementado em todas regiões do País, por meio de parcerias da Apex-Brasil com instituições locais PEIEX de ensino e pesquisa, como Universidades, Parques Tecnológicos ou Fundações de Amparo à Pesquisa, além de Federações de Indústria.

Sobre a Apex-Brasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência apoia 15.000 empresas em 80 setores da economia brasileira.

Serviço:
Núcleo Operacional do PEIEX-ES
(27) 3636.9717
peiex@peiex.es.gov.br

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedes/Aderes/Ipem
Andreia Foeger
(27) 3636.9707 - 99942-9537
andreia.foeger@sedes.es.gov.br
Cintia Dias (27) 3636.9708 - 99234-1291
cintia.dias@sedes.es.gov.br