Empresas que participam do Peiex-ES começam a exportar

26/03/2018 16h43

Empresas capixabas que participam do Programa de Qualificação para a Exportação (Peiex-ES) já começam a ganhar o mundo com os seus produtos.

A Aratu, especializada em oferecer equipamentos de pesquisa para a área de meio ambiente, acaba de realizar a sua primeira exportação, de pipetas para amostragem de material planctônico, para o Uruguai. “No nosso mercado, há uma dependência de equipamentos internacionais, por isso um dos nossos objetivos era iniciar as exportações para a América Latina, explica a diretora de Produtos, Diana Abreu.

Segundo ela, o Peiex-ES chegou para auxiliar a trilhar um caminho já iniciado pela empresa. “Já tínhamos começado a nos preparar, mas foi muito bom entrar no programa porque participamos das capacitações e recebemos orientações técnicas, que direcionou o nosso trabalho”, afirmou. 

Outra empresa que participa do Peiex-ES e que está começando a exportar é a Café Caramello. A organização acaba de assinar contrato de distribuição para países asiáticos (Coreia, Japão e China). “É um momento muito importante para nós. Foram alguns meses de amostras e testes. Estamos apaixonados e curiosos por este mercado”, disse a empresária Cristina Pascoli Tongo.

Para o secretário de Estado de Desenvolvimento, José Eduardo Azevedo, o Peiex-ES é um programa que deu certo no Espírito Santo. “Percebemos uma boa receptividade das empresas e já estamos trabalhando para lançar uma nova edição este ano. O Estado tem vocação para o comércio exterior e em um mundo globalizado como o nosso é imprescindível pensar no mercado internacional”, afirmou.

Saiba mais

O Peiex-ES é desenvolvido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Espírito Santo (Sedes) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes). Bandes, Findes, Sebrae, Correios e Sindiex também são parceiros do projeto, apoiando as ações do PEIEX-ES junto às empresas atendidas.

O programa oferece às empresas um diagnóstico gratuito, com orientação técnica sobre as melhorias que a organização deve implementar para comercializar produtos e serviços no mercado internacional.

Se você tem interesse em ganhar o mundo com seus produtos, participe do Peiex-ES. Já são cerca de 140 empresas capixabas se preparando gratuitamente para o comércio internacional por meio do programa.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedes:

Manuella Romeiro 3636-9708 / 99942-9537
manuella.romeiro@sedes.es.gov.br

Marco Valério Magalhães 3636-9707 / 988174824
marco.magalhaes@sedes.es.gov.br